UMA PEÇA COMO EU GOSTO

APRESENTAÇÃO

"Uma Peça Como Eu Gosto" é baseado nas tramas de Shakespeare adaptado para a cultura popular brasileira. O espetáculo infantil foi contemplado em 2012 pelo FAT (Fundo de Apoio ao Teatro) e patrocinado pelo Oi Futuro, realizando temporada nos espaços Oi Futuro Ipanema e Teatro Gláucio Rocha, todos no estado do Rio de Janeiro. O texto de Marcelo Moratto e com direção de Lucio Mauro Filho e Duda Maia é mais um projeto da Cia. Histórias Para Boi Dormir, que atua há mais de cinco anos no mercado de artes cênicas e de contação de histórias para o público infantil.

Nesta montagem os textos de "Hamlet", "Romeu e Julieta" e "A Tempestade" são apresentados ao público infantil de forma lúdica, inteligente e divertida., através de três contadores viajantes, que tem sua inspiração no folclore brasileiro. O espetáculo conta com uma trilha original de ritmos pautada na diversidade musical brasileira, como o forró, frevo e maracatu.

O espetáculo "Uma Peça Como Eu Gosto", que dá asas a imaginação das crianças, teve cinco indicações ao prêmio Zilka Sallaberry (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Melhor Iluminação e Melhor Texto, sendo premiado com o de Melhor Direção).

SINOPSE

 

Uma Cia. de Teatro Mambembe, formada por duas atrizes profissionais (Desdemona Catarina e Cordélia Viola) e um ator amador (Troilo Cimbelino), percorre o Brasil encenando peças de William Shakespeare com bonecos e música.

Os três atores vivem em constante conflito porque dificilmente entram em acordo sobre o que representar e que gênero teatral mais iria agradar ao seu público. As paixões das personagens das peças de Shakespeare se embaraçam com a dos atores e espectadores.

Em "Hamlet", a história de um crime repulsivo leva um coronel culpado a se reconhecer e a ameaçar os interpretes, levando-os a fugir; O amor e ódio em "Romeu e Julieta" espelham os atritos que se acentuam dentro da Cia.; E "A Tempestade" traz para eles o perdão e a reconciliação.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Adaptação e letras: Marcelo Morato

Direção: Duda Maia e Lúcio Mauro Filho

Elenco: Laura Telles, Leonardo Miranda e Viviane Netto

Direção musical e trilha original: Leandro Muniz e Leonardo Miranda

Cenário: Denis Netto

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Mauro Leite

Identidade Visual: Leonardo Miranda

Idealização: Histórias Pra Boi Dormir

Produção: Palavra Z Produções Culturais

Direção de Produção: Bruno Mariozz

JUSTIFICATIVA

A Cia. Histórias Para Boi Dormir utiliza a contação de histórias como linguagem principal, misturando de forma lúdica o folclore brasileiro e a literatura mundial, convidando a criança a vivenciar dois universos de diferentes cantos e encantos.

O projeto "Uma Peça Como eu Gosto" está inserido num importante contexto cultural brasileiro, uma vez que envolve teatro e músicas regionais, voltados para o público infantil. A montagem mostra-se de grande relevância, além de retratar vários contos, histórias e costumes brasileiros, oferece ao público a oportunidade de conhecer a obra de Shakespeare, que em 2014 completaria 450 anos.

Outro fator de relevância para o espetáculo é a realização da formação de plateia, pois dá oportunidade de acesso a atividades culturais, contribuindo para a multiplicação desse público.

 

GALERIA DE FOTOS

Créditos: Guga Melgar

VÍDEOS TEASER DO ESPETÁCULO

Créditos: Leonardo Miranda

IMPRENSA

Clipping

Mapa do palco

Mapa de luz

Copyright © 2018 Palavra Z Produções Culturais. Todos os direitos reservados