APRESENTAÇÃO

 

O evento Talentos Black Moda Afro é um projeto que visa inserir artistas anônimos afro-descendentes a nossa sociedade viabilizando a divulgação de suas criações artísticas para o mercado de trabalho.

O evento é voltado para o fomento da cultura afro, para a inclusão social e enriquecimento cultural da cidade do Rio de Janeiro. Com a proposta de descobrir jovens talentos negros no mercado de trabalho, estamos em busca de artistas anônimos que desempenhem as funções: trançadeira, estilista, costureira, cabeleireira e artesã para ser o pilar fundamental da estruturação desta movimentação cultural.

A segunda edição do desfile de moda afro tem estréia prevista para o dia 20 de novembro de 2017. Será uma grande homenagem à cultura negra, trazendo uma coleção com as tendências brasileiras e angolanas, criadas pelos artistas anônimos oriundos de comunidades e favelas do Rio de Janeiro.

Até o dia do evento teremos 3 etapas importantes: Pré-produção, Produção e Pós-produção.

Na pré-produção serão abertas as inscrições para os artistas enviarem via e-mail 5 fotos de seus trabalhos de uma determinada categoria (trança, costura, estilismo, maquiagem e artesanato) e ficha de inscrição deverá ser preenchida e o participante deverá atender os seguintes pré-requisitos:

·              Ser declarar Afro-descendente;

·              Faixa etária de 18 até 29 anos de idade;

·              Inscrição em 1 categoria.

EQUIPE TÉCNICA 

 

É composta por profissionais de cada categoria irão selecionar os 10 melhores trabalhos. Os escolhidos terão que enviar a documentação (Ficha de Inscrição Preenchida, 1 Foto do Candidato 3x4, Cópia do RG, Cópia de Residência (próprio) e 5 fotos de trabalhos do Candidato) para ser cadastrado como participante do projeto. Após a escolha, iniciaremos o processo de confecção junto com os artistas, com tecidos africanos e brasileiros que complementarão a coleção. Nesta etapa serão realizadas as provas de roupas e acessórios, testes de penteados e maquiagens criados pelos artistas sob consultoria técnica de cada área.

Os artistas selecionados terão a oportunidade de divulgar a sua obra, além de receber uma premiação, e ainda sob análise, a possibilidade de parceira com uma instituição de ensino para contemplar cada participante, com uma bolsa de estudo, na sua respectiva área. Com a finalidade de atender todo o Rio de Janeiro, serão selecionados artistas da Zona Oeste, Sul, Norte e Baixada Fluminense.

No dia do evento, antes da apresentação do desfile, um breve documentário contando a história de cada artista será exibido, assim como, vídeos produzidos em Luanda/Angola como a logo do patrocinador identificada ao final do mesmo.

Para ajudar a compor a identidade visual do lugar e elevar a estima dos jovens artistas, totens com a foto de cada um dos 10 participantes, medindo (1,90 x 90 cm) estarão presentes em todo o ambiente.

Durante o Desfile teremos mostra de vídeos, coral de abertura do evento que cantarão músicas africanas e uma banda musical para encerrar o evento acompanhado de coquetel.

Além dos modelos já desfilarão, teremos convidados especiais, 2 atrizes e 1 ator negros atuantes nas principais emissoras de televisão, conhecidos no Brasil para desfilarem com as criações dos Artistas Anônimos.

OBJETIVOS

 

  • Contribuir para desenvolvimento humano, a inclusão social e auto estima valorizando a diversidade étnica;

  • Proporcionar ao público o acesso a moda de origem afro;

  • Promover atividades paralelas como: exposição, coquetel, apresentação de coral e banda, assim enriquecendo o evento;

  • Oportunizar as pessoas que vivem nessas comunidades carentes, a mostrarem sua arte através do seu dom;

  • Fomentar a economia criativa;

  • Viabilizar o acesso do público através de uma programação gratuita para potenciais convidados, contribuindo com as políticas públicas, concedendo à população o direito de acesso a cultura, conhecimento, reflexão e aprendizagem, através da arte;

  • Apresentar grandes talentos a potenciais empregadores e diretores de instituição de ensino convidados;

 

 

JUSTIFICATIVA

A população negra tem uma baixa expectativa no que se refere um espaço substancial junto ao mercado de trabalho, uma vez que a sociedade brasileira vive sob o racismo à brasileira, ou seja, o racismo cordial onde as diferenças sociais e raciais não coexistem, porém se  manifestam no mercado de trabalho, no ambiente acadêmico (ensino superior), relações que vão desde sociais a profissionais retificando.

Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), as taxas de desemprego são maiores entre os negros, que recebem salários mais baixos, ocupam cargos mais vulneráveis e passam mais tempo à procura de emprego. A população negra brasileira, devido à sua condição histórica, concretiza todos os índices de precariedade em todos os aspectos sociais e econômicos. Sabe-se que este quadro é um processo a se construir e vem se estruturando com o passar dos anos, hoje é possível ter referenciais  negros bem sucedidos que alcançaram sua condição humana de fato, independente de fama através do futebol ou meio artístico como por exemplo Heloisa Lucinda na Literatura, Milton Santos na Academia, Abdias do Nascimento na Política, entre outros.

Por fim venho propor através deste projeto a construção de um evento de fato importante, pois, diferente de outros traremos à tona um longo e contínuo processo que permeia e invisivelmente é presente na sociedade brasileira que são os talentos negros. Sejam músicos, dançarinos ou até mesmo poetas, um evento que trabalhará moda, intelectualidade negra, a criação, a música, cultura afro no sentido amplo da palavra alinhado a discussões que trarão acúmulo e visibilidade sobre o real papel do negro e sua importância na sociedade brasileira.

Assim, escolhemos este perfil de participantes para fortalecer o resgate da cultura afro-descendente, a diversidade étnica e mobilizar de forma efetiva reivindicações de igualdade, melhores condições no mercado de trabalho, de descobertas e valorização de novos talentos no mundo da moda.

É importante ressaltar que diferentes dos desfiles tradicionais que divulgam trabalhos de estilistas renomados, o Talentos Black vem para mostrar grandes talentos que por falta de oportunidade, recursos ou baixa estima estavam no anonimato.

 Ciente de que para termos uma sociedade mais justa e igualitária para todas as etnias, é necessário promover ações que fortaleçam e contribuam no combate às questões como a exclusão social e o preconceito. É nesse contexto que o evento Talentos Black Moda Afro aproveita para promover ações que contribuam para desenvolvimento do País valorização do potencial dos envolvidos.

 

RESULTADOS ESPERADOS

  1. Avaliação positiva dos participantes e de todos os envolvidos;

  2. Bolsas de Estudos para os participantes;

  3. Oportunidades de Trabalho;

  4. Realização do Evento Anual;

  5. Aumentar o número de participantes a nível nacional;

  6. Aumentar o número de participantes a nível internacional (Abrangendo os Países que falam de Língua Portuguesa);

  7. Promover o Intercâmbio com desdobramento do projeto proporcionando novas experiências aos participantes;

GALERIA DE FOTOS

VÍDEO TEASER DO PROJETO

IMPRENSA

Clipping

Copyright © 2018 Palavra Z Produções Culturais. Todos os direitos reservados