MEU SABA
APRESENTAÇÃO
Batizada com o título original do livro, “Meu Saba” (meu avô), a primeira montagem livremente inspirada na obra tem direção de Daniel Herz e consultoria dramatúrgica de Evelyn Disitzer. O espetáculo se passa nos trinta segundos que Noa leva para se levantar e chegar ao palanque onde fará uma homenagem ao seu avô. Ela foi escolhida pela família para falar no dia do funeral de Yitzhak Rabin. Insegura, ela revive emoções em um jogo narrativo que mistura as lembranças da infância marcada pela tragédia e resgatada pelo amor de sua família, o medo constante, o impacto caótico da guerra, o ódio de fora e também de dentro do país.
SINOPSE
O mundo inteiro sabe que o primeiro ministro de Israel foi morto, mas será que o mundo sabe que Noa perdeu o seu avô? Ela sabe que seu avô morreu lutando pela paz e não considera justo esse preço.
O espetáculo se passa num átimo de trinta segundos onde a personagem Noa deve chegar ao microfone para falar em nome da família, no enterro de seu avô, primeiro ministro de Israel, assassinado por um insraelense contrário ao movimento de paz com os palestinos. Noa revive emoções, lembranças do passado e do futuro, em um jogo narrativo que fez com que o público perceba que o tempo linear é na verdade um tempo quântico. Nascimento e infância, conversas na casa do avô, entrevistas sobre sua atuação como político, crises existências de uma adolescente que cresce em meio à guerra, uma linda relação de amor entre um avô e sua neta.
FICHA TÉCNICA
Direção: Daniel Herz
Elenco: Clarissa Kahane
Autoria: Noa Bem Artzi-Pelossof
Adaptação: Clarissa Kahane, Daniel Herz e Evelyn Disitzer
Consultoria Dramatúrgica: Evelyn Disitzer
Diretor Assistente: Wendell Bendelack
Assistente de direção: Carol Santarone
Iluminação: Aurélio Di Simoni
Cenografia: Bia Junqueira
Figurino: Antônio Guedes
Música: Antônio Saraiva
Direção de Movimento: Duda Maia
Assistente de cenografia: Zoé Martin-Gousset
Assistente de figurino: Adriana Lessa
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Daniel Herz • DIREÇÃO
Diretor teatral, autor e diretor artístico da Cia. de Teatro Atores de Laura. Trabalhos recentes de direção: Meu Saba; O Elixir do Amor; Fonchito e a Lua; A Importância de ser perfeito. Com a Cia Atores de Laura: Beatriz; O Filho Eterno; Absurdo; Adultério; Ensaios de Mulheres; O Conto de Inverno; As Artimanhas de Scapino e Decote. Durante sua carreira recebeu vários prêmios de Teatro na categoria direção: Coca Cola, Qualidade Brasil, Orilaxé e duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro. Seus últimos trabalhos foi a direção do musical “As Bodas de Fígaro”.
Clarissa Kahane • ATRIZ
Natural do Rio de Janeiro, formou-se em pedagogia pela UERJ em 2008, iniciou no teatro em 2009 com a peça Apocalipse Segundo Domingos Oliveira com direção de Domingos Oliveira, teve participações na televisão nos seriados Copa Hotel que foi ao ar em outubro de 2013 pela GNT e Quero ser solteira pela Multishow em abril de 2012, entre seus últimos trabalhos está a protagonista Noa do monologo Meu Saba.
GALERIA DE FOTOS
Créditos: Cesar Fernando