GUERRA DENTRO DA GENTE

APRESENTAÇÃO

Tão antiga quanto praticamente a própria história da humanidade, a tradição oral tem perpetuado a cultura dos povos de geração em geração. Esta forma milenar de transmissão de conhecimento resiste não apenas nas histórias que ouvimos de nossos pais e avós, mas através dos grupos artísticos que sabem bem o grande poder de encantamento que uma boa história pode provocar - e transformar - crianças e adultos. E é justamente uma história assim, repleta de magia e aventura, que a Companhia Histórias para Boi Dormir escolheu para criar seu próximo espetáculo. Guerra dentro da gente é baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), com direção de Duda Maia e adaptação de Renato Luciano, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia do cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita. 

 

SINOPSE

A história conta a vida de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra. Os dois partem e Baita vai viver uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio. Chega a chefe dos exércitos. Mas então ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço. 

FICHA TÉCNICA

Baseado na obra homônima de Paulo Leminski


Direção e Roteiro: Duda Maia


Adaptação do texto e assistência de direção: Renato Luciano


Elenco: Leonardo Miranda, Laura Telles e Viviane Netto


Trilha Sonora Original: Beto Lemos


Músicas cantadas: Renato Luciano


Bonecos: Clívia Cohen


Iluminação: Renato Machado


Figurino: Mauro Leite


Ilustrações: Rodrigo Pádua


Videografismo, Projeções e Programação visual: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca


Animação: Rodrigo Pádua, Rico Vilarouca e Renato Vilarouca


Produção: Palavra Z Produções Culturais


Direção de Produção: Bruno Mariozz


Realização: Cia Histórias Pra Boi Dormir

VIVIANE NETTO - ATRIZ

Natural do Rio de Janeiro, Viviane é formada em Artes Cênicas tanto pela UniverCidade como pela Casa de Artes Laranjeira – a CAL. Trabalha como atriz há 8 anos e com produções ligadas ao público infanto-juvenil há 6. Suas principais peças infantis foram “Mirona um desconto de fadas” (2001) e “Mágico de Oz (2002)”. Além disso, é dubladora de filmes e desenhos animados, e realizou participações especiais na Rede Globo, em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Titi. Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Foi indicada, em 2012, para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.


LAURA TELLES - ATRIZ

Nasceu em Cuiabá/MT e se formou em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Contadora há mais de 10 anos, iniciou suas atividades como voluntária da Biblioteca Pública de Curitiba, e prosseguiu atuando junto à feiras de livros e escolas da rede municipal. Em arte-educação trabalhou em 2000 na Fundação Cultural de Curitiba, e em 2001 foi professora de Artes Cênicas do SESC/PR. Além disso, atuou por 5 anos em peças de obras literárias da UFPR, Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Em 2012 foi indicada para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.


LEONARDO MIRANDA - ATOR

Autor, ator, palhaço, diretor musical, poeta, vídeo-maker, designer, produtor de arte: assim é LEONARDO MIRANDA, homem de múltiplos talentos e múltiplas realizações nas mais diversas áreas artísticas, tanto no Brasil quanto no estrangeiro. Portugal, França e Estados Unidos já tiveram a oportunidade de conhecer o talento desse verdadeiro multimídia brasileiro. No palco, apresentou-se com ator/cantor e músico em importantes produções, como “O Rei da Vela”, com a Cia. Dos Atores, “A Caolha”, “Cabaré dos Ruim”, “Mamãe Não Pode Saber”, “Ariano”, “Morte e Vida Severina”, “Fica Comigo Essa Noite” e “Auto de Natal Excêntrico”.


DUDA MAIA - DIREÇÃO E ROTEIRO 

Formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Em 2012 dirigiu o infantil Uma Peça Como Eu Gosto, com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – Prêmio Zilka Sallaberry de 2012. Dirigiu o musical “Clementina, Cadê Você?”, que estreou em outubro de 2013. Em 2014, dirigiu o “A Dona da História”, com a Duas Companhias, grupo profissional com sede na cidade de Recife que este ano completou 10 anos em 2014. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan Sugahara, trabaho que rebebeu a indicação de Melhor Direção de Movimento na categoria especial do Prêmio Cesgranrio 2014. Fez a direção de movimento do espetáculo “Beija-me Como Nos Livros”, que estreou no CCBB em 2015. É diretora do espetáculo AUÊ, da “Barca dos Corações Partidos”, está indicado pelo Prêmio CesgranRio, Prêmio Shell e Botequim Cultural como Melhor direção. Atualmente, dirige o espetáculo infanto-juvenil, “A Gaiola” de Adriana Falcão.

GALERIA DE FOTOS

Créditos: Guga Melgar

Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
Guerra dentro da gente
Guerra dentro da gente
press to zoom
VÍDEOS TEASER DO ESPETÁCULO
 
Créditos: Registro Arte Brasil

IMPRENSA

Release

Críticas do espetáculo

Clipping

TÉCNICA

Rider de Luz, Som e Projeção

Cenário

Mapa Cenário