GUERRA DENTRO DA GENTE
APRESENTAÇÃO
Tão antiga quanto praticamente a própria história da humanidade, a tradição oral tem perpetuado a cultura dos povos de geração em geração. Esta forma milenar de transmissão de conhecimento resiste não apenas nas histórias que ouvimos de nossos pais e avós, mas através dos grupos artísticos que sabem bem o grande poder de encantamento que uma boa história pode provocar - e transformar - crianças e adultos. E é justamente uma história assim, repleta de magia e aventura, que a Companhia Histórias para Boi Dormir escolheu para criar seu próximo espetáculo. Guerra dentro da gente é baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989), com direção de Duda Maia e adaptação de Renato Luciano, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia do cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita.
SINOPSE
A história conta a vida de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra. Os dois partem e Baita vai viver uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio. Chega a chefe dos exércitos. Mas então ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.
FICHA TÉCNICA
Baseado na obra homônima de Paulo Leminski
Direção e Roteiro: Duda Maia
Adaptação do texto e assistência de direção: Renato Luciano
Elenco: Leonardo Miranda, Laura Telles e Viviane Netto
Trilha Sonora Original: Beto Lemos
Músicas cantadas: Renato Luciano
Bonecos: Clívia Cohen
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Mauro Leite
Ilustrações: Rodrigo Pádua
Videografismo, Projeções e Programação visual: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Animação: Rodrigo Pádua, Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Realização: Cia Histórias Pra Boi Dormir
VIVIANE NETTO - ATRIZ
Natural do Rio de Janeiro, Viviane é formada em Artes Cênicas tanto pela UniverCidade como pela Casa de Artes Laranjeira – a CAL. Trabalha como atriz há 8 anos e com produções ligadas ao público infanto-juvenil há 6. Suas principais peças infantis foram “Mirona um desconto de fadas” (2001) e “Mágico de Oz (2002)”. Além disso, é dubladora de filmes e desenhos animados, e realizou participações especiais na Rede Globo, em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Titi. Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Foi indicada, em 2012, para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.
LAURA TELLES - ATRIZ
Nasceu em Cuiabá/MT e se formou em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Contadora há mais de 10 anos, iniciou suas atividades como voluntária da Biblioteca Pública de Curitiba, e prosseguiu atuando junto à feiras de livros e escolas da rede municipal. Em arte-educação trabalhou em 2000 na Fundação Cultural de Curitiba, e em 2001 foi professora de Artes Cênicas do SESC/PR. Além disso, atuou por 5 anos em peças de obras literárias da UFPR, Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Em 2012 foi indicada para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.
LEONARDO MIRANDA - ATOR
Autor, ator, palhaço, diretor musical, poeta, vídeo-maker, designer, produtor de arte: assim é LEONARDO MIRANDA, homem de múltiplos talentos e múltiplas realizações nas mais diversas áreas artísticas, tanto no Brasil quanto no estrangeiro. Portugal, França e Estados Unidos já tiveram a oportunidade de conhecer o talento desse verdadeiro multimídia brasileiro. No palco, apresentou-se com ator/cantor e músico em importantes produções, como “O Rei da Vela”, com a Cia. Dos Atores, “A Caolha”, “Cabaré dos Ruim”, “Mamãe Não Pode Saber”, “Ariano”, “Morte e Vida Severina”, “Fica Comigo Essa Noite” e “Auto de Natal Excêntrico”.
DUDA MAIA - DIREÇÃO E ROTEIRO
Formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Em 2012 dirigiu o infantil Uma Peça Como Eu Gosto, com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – Prêmio Zilka Sallaberry de 2012. Dirigiu o musical “Clementina, Cadê Você?”, que estreou em outubro de 2013. Em 2014, dirigiu o “A Dona da História”, com a Duas Companhias, grupo profissional com sede na cidade de Recife que este ano completou 10 anos em 2014. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan Sugahara, trabaho que rebebeu a indicação de Melhor Direção de Movimento na categoria especial do Prêmio Cesgranrio 2014. Fez a direção de movimento do espetáculo “Beija-me Como Nos Livros”, que estreou no CCBB em 2015. É diretora do espetáculo AUÊ, da “Barca dos Corações Partidos”, está indicado pelo Prêmio CesgranRio, Prêmio Shell e Botequim Cultural como Melhor direção. Atualmente, dirige o espetáculo infanto-juvenil, “A Gaiola” de Adriana Falcão.
GALERIA DE FOTOS
Créditos: Guga Melgar
VÍDEOS TEASER DO ESPETÁCULO
Créditos: Registro Arte Brasil
IMPRENSA
Release
Críticas do espetáculo
Clipping
TÉCNICA
Rider de Luz, Som e Projeção
Cenário
Mapa Cenário