APRESENTAÇÃO
O Batuque Legal é um projeto sociocultural que promove desenvolvimento humano e social à partir da valorização da cultura, principalmente da música, ao difundir as matrizes declaradas como patrimônio imaterial do Brasil.
OBJETIVO
Oportunizamos ampliação da visão de mundo à crianças, adolescentes e jovens expostos a vulnerabilidades, contribuindo para sua convivência familiar e comunitária através da valorização da música.
HISTÓRICO
Criado em 2015 voltado para crianças e adolescentes, o Batuque Legal é desenvolvido em escolas e organizações sociais parceiras. Em 2020, devido à pandemia, passou a utilizar também o YouTube como ferramenta para oferecer gratuitamente oficinas de percussão, atingindo todo o tipo de público.
O Batuque é um projeto da Transformar (Associação Livre - Centro de Formação e Transformação Social) realizado em parceria com a Palavra Z.
(Link para o site da Transformar: https://transformar38.webnode.com/sobre-nos/)
OFICINAS REALIZADAS
Música/Percussão (Pandeiro) - Oficina teórica e prática que tem como objetivo
salvaguardar a tradição do toque desse instrumento característico do samba carioca.
Voltada para pessoas de todas as idades que se interessem em tocar o pandeiro, a
oficina alcança os níveis iniciante e intermediário.
Música/Construção de Instrumentos priorizando o aproveitamento de material
reciclável - Incentiva a criatividade e a vivência do fazer artístico, além de estimular
a reutilização de materiais contribuindo para a preservação ambiental. Voltada para
crianças, adolescentes, educadores que queiram replicar as atividades com seus
alunos e responsáveis ou cuidadores que desejam proporcionar atividades lúdicas
para suas crianças.
Música/Percussão (Ritmos regionais) - Favorece a formação básica para a execução de variados ritmos brasileiros, muitas das vezes utilizando os instrumentos construídos a partir de material reciclável. Voltada para pessoas de todas as idades que se interessem por percussão, a oficina alcança o nível iniciante.
Música/Percussão (Capoeira) - Oficina teórica e prática que tem como objetivo salvaguardar a tradição da capoeira, tanto incentivando a formação de tocadores de seu principal instrumento - o berimbau - como compartilhando informações sobre sua dança e canto. Voltada para pessoas de todas as idades que se interessem pela arte da capoeira a oficina alcança o nível iniciante.
FICHA TÉCNICA:
Marcelo Nerys - Criador, coordenador geral e instrutor de percussão
Educador social, criador e coordenador do projeto Contar e Cantar Clementina - Outra Forma de Aprender, chancelado em março/2015 como Ação Local pela SMC. Músico percussionista, executa o samba em todas as suas vertentes, MPB, chorinho, blues e jazz, além de ritmos de matrizes africanas. Participou em diversos shows e gravações como free-lance: Eliana Pittman, Jovelina Pérola Negra, Orquestra de Pandeiros Pixinguinha, etc.
José Adriano Braz – Instrutor de Capoeira
Instrutor de oficinas de capoeira/maculelê e jongo em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel, na Creche Tio Beto, na Arena Carioca Abelardo Barbosa, entre outras. Coordenador da Fundação Capoeira em Pedra de Guaratiba.
Luis Carlos Filho – Instrutor de Percussão
Músico, compositor, instrutor de oficinas de percussão, teatro e rádio em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel e Creche Tio Beto ambas situadas em Pedra de Guaratiba.
Luzinete Santos – Arte Educadora
Artesã especializada em diversas técnicas, experiência na indústria do Carnaval, instrutora de oficinas de adereços e chapelaria carnavalesca.
Sirlene de Assis – Arte Educadora
Educadora social, instrutora de oficinas de capoeira e canto nos projetos “Mais Educação” e “Escola Aberta”.
OFICINAS ONLINE GRATUITAS
https://youtu.be/igTD0i0j6ic
https://youtu.be/3iNws1P939A
GALERIA DE FOTOS