APRESENTAÇÃO

O projeto Batuque Legal promove o acesso de crianças e adolescentes à arte e à cultura, trabalhando como tema transversal o SAMBA CARIOCA, reconhecido em outubro de 2007 como "patrimônio cultural imaterial" do Brasil, através de oficinas socioculturais.

OFICINAS REALIZADAS

Contação de Histórias sobre o Samba/Incentivo à Leitura - Fomenta o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, através do samba carioca.

Música/Percussão – Favorece a formação para execução de variados ritmos com ênfase no samba carioca.

Artes priorizando o aproveitamento de material reciclável – Incentiva a criatividade e a vivência do fazer artístico, reutiliza materiais contribuindo para a preservação ambiental.

Confecção de Adereços e Chapelaria Carnavalesca – Capacita as famílias e a comunidade para a geração de renda a partir da inserção na indústria do Carnaval.]

Capoeira e Jongo – Resgata as raízes afro-brasileiras através de sua cultura ancestral, do conhecimento de suas raízes.

 

Mestre Sala e Porta-Bandeira – Proporciona formação na execução das coreografias referentes a apresentação do casal de mestre sala e porta-bandeira.

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Marcelo Nerys - Criador, coordenador geral e instrutor de percussão

 

Educador social, criador e coordenador do projeto Contar e Cantar

Clementina - Outra Forma de Aprender, chancelado em março/2015 como Ação Local

pela SMC. Músico percussionista, executa o samba em todas as suas vertentes, MPB,

chorinho, blues e jazz, além de ritmos de matrizes africanas. Participou em diversos shows e gravações como free-lance: Eliana Pittman, Jovelina Pérola Negra, Orquestra de Pandeiros Pixinguinha, etc.

 

 

Marilza Barros – Assistente Social

 

Assistente Social, educadora social, atuou desde 2013 no projeto Contar e Cantar Clementina – Outra Forma de Aprender, estendendo sua atuação para o projeto Batuque Legal.

 

 

Juliana Vieira – Educadora social

 

Educadora social, instrutora de Jongo, atuou na Associação Aramitan e Associação Comunitária Monte Azul em SP, ambas com atuação inspirada na Pedagogia Waldorf.

 

 

José Adriano Braz – Instrutor de Capoeira

 

Instrutor de oficinas de capoeira/maculelê e jongo em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel, na Creche Tio Beto, na Arena Carioca Abelardo Barbosa, entre outras. Coordenador da Fundação Capoeira em Pedra de Guaratiba.

 

Luis Carlos Filho – Instrutor de Percussão

 

Músico, compositor, instrutor de oficinas de percussão, teatro e rádio em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel e Creche Tio Beto ambas situadas em Pedra de Guaratiba.

 

Clebio de Freitas – Arte educador

 

Artesão, formador de mão de obra profissional para indústria do Carnaval através de oficinas de fantasias, adereços e chapelaria carnavalesca, especialista em reaproveitamento de materiais. Carnavalesco do GRES Império da UVA e do GRES Palmeirinha, ambas do município de Nova Iguaçu.

 

Luzinete Santos – Arte Educadora

 

Artesã especializada em diversas técnicas, experiência na indústria do Carnaval, instrutora de oficinas de adereços e chapelaria carnavalesca.

 

Sirlene de Assis – Arte Educadora

 

Educadora social, instrutora de oficinas de capoeira e canto nos projetos “Mais Educação” e “Escola Aberta”.

 

Caroline Maia – Educadora Social

 

Professora e educadora social com experiência em formação e apoio ao desenvolvimento integral da crianças no contra turno escolar.

 

Alex Marcelino – Instrutor

 

Começou como mestre-sala no GRES Unidos do Boi, passou pela GRES Portela e atualmente é o mestre-sala da GRES Unidos da Tijuca.

 

 

 

GALERIA DE FOTOS 

VÍDEO TEASER DO PROJETO

IMPRENSA

Release

Clipping

Copyright © 2018 Palavra Z Produções Culturais. Todos os direitos reservados