APRESENTAÇÃO
O projeto Batuque Legal promove o acesso de crianças e adolescentes à arte e à cultura, trabalhando como tema transversal o SAMBA CARIOCA, reconhecido em outubro de 2007 como "patrimônio cultural imaterial" do Brasil, através de oficinas socioculturais.
OFICINAS REALIZADAS
Contação de Histórias sobre o Samba/Incentivo à Leitura - Fomenta o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, através do samba carioca.
Música/Percussão – Favorece a formação para execução de variados ritmos com ênfase no samba carioca.
Artes priorizando o aproveitamento de material reciclável – Incentiva a criatividade e a vivência do fazer artístico, reutiliza materiais contribuindo para a preservação ambiental.
Confecção de Adereços e Chapelaria Carnavalesca – Capacita as famílias e a comunidade para a geração de renda a partir da inserção na indústria do Carnaval.]
Capoeira e Jongo – Resgata as raízes afro-brasileiras através de sua cultura ancestral, do conhecimento de suas raízes.
Mestre Sala e Porta-Bandeira – Proporciona formação na execução das coreografias referentes a apresentação do casal de mestre sala e porta-bandeira.
FICHA TÉCNICA:
Marcelo Nerys - Criador, coordenador geral e instrutor de percussão
Educador social, criador e coordenador do projeto Contar e Cantar
Clementina - Outra Forma de Aprender, chancelado em março/2015 como Ação Local
pela SMC. Músico percussionista, executa o samba em todas as suas vertentes, MPB,
chorinho, blues e jazz, além de ritmos de matrizes africanas. Participou em diversos shows e gravações como free-lance: Eliana Pittman, Jovelina Pérola Negra, Orquestra de Pandeiros Pixinguinha, etc.
Marilza Barros – Assistente Social
Assistente Social, educadora social, atuou desde 2013 no projeto Contar e Cantar Clementina – Outra Forma de Aprender, estendendo sua atuação para o projeto Batuque Legal.
Juliana Vieira – Educadora social
Educadora social, instrutora de Jongo, atuou na Associação Aramitan e Associação Comunitária Monte Azul em SP, ambas com atuação inspirada na Pedagogia Waldorf.
José Adriano Braz – Instrutor de Capoeira
Instrutor de oficinas de capoeira/maculelê e jongo em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel, na Creche Tio Beto, na Arena Carioca Abelardo Barbosa, entre outras. Coordenador da Fundação Capoeira em Pedra de Guaratiba.
Luis Carlos Filho – Instrutor de Percussão
Músico, compositor, instrutor de oficinas de percussão, teatro e rádio em diversas escolas municipais da região de Guaratiba pelo Projeto Mais Educação e também na Fundação Xuxa Meneghel e Creche Tio Beto ambas situadas em Pedra de Guaratiba.
Clebio de Freitas – Arte educador
Artesão, formador de mão de obra profissional para indústria do Carnaval através de oficinas de fantasias, adereços e chapelaria carnavalesca, especialista em reaproveitamento de materiais. Carnavalesco do GRES Império da UVA e do GRES Palmeirinha, ambas do município de Nova Iguaçu.
Luzinete Santos – Arte Educadora
Artesã especializada em diversas técnicas, experiência na indústria do Carnaval, instrutora de oficinas de adereços e chapelaria carnavalesca.
Sirlene de Assis – Arte Educadora
Educadora social, instrutora de oficinas de capoeira e canto nos projetos “Mais Educação” e “Escola Aberta”.
Caroline Maia – Educadora Social
Professora e educadora social com experiência em formação e apoio ao desenvolvimento integral da crianças no contra turno escolar.
Alex Marcelino – Instrutor
Começou como mestre-sala no GRES Unidos do Boi, passou pela GRES Portela e atualmente é o mestre-sala da GRES Unidos da Tijuca.
GALERIA DE FOTOS

BATUQUE LEGAL

VÍDEO TEASER DO PROJETO
IMPRENSA
Release
Clipping