APRESENTAÇÃO

Sucesso de crítica e público, e considerado o "Melhor Espetáculo Infantojuvenil - 2016". Foi vencedor em 07 categorias no Prêmio de Teatro CBTIJ, entre elas a de Melhor Espetáculo, vencedor nas 05 categoriasdo 5o Prêmio Botequim Cultural – Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Autor, Melhor Atriz eMelhor Ator, e 03 categorias do Prêmio Zilka Sallaberry vencendo a categoria de Melhor Espetáculo.

O projeto “A Gaiola” é baseado no livro infantil de mesmo nome, indicado ao Prêmio Jabuti, no ano de 2014. Trata-se de um espetáculo musical inédito, adaptado pela própria Adriana Falcão em parceria com Eduardo Rios, dirigido por Duda Maia, e estrelado pelos atores-cantores, Carol Futuro e Pablo Áscoli. A Gaiola conta a história de um passarinho que cai na varanda de uma menina, e enquanto a menina cuida dele, os dois se apaixonam. Quando O passarinho fica curado e eles tem que se despedir, resolvem aprisioná-lo em uma gaiola. A partir desse dia, surgem as alegrias e os questionamentos de “ficar preso”. E, por fim, com a decisão de sair da gaiola, um final otimista e surpreendente.

SINOPSE

O espetáculo conta a história de amor entre uma menina e um passarinho que precisam enfrentar a dor da separação. Uma história que aborda temas delicados, como a reinvenção e novas possibilidades, de  uma forma lúdica, carregada de humor e lirismo. Através de uma partitura coreográfica que costura toda a encenação por meio da música e movimentos, a peça leva o público a refletir e se encantar com os personagens e seus conflitos.

FICHA TÉCNICA

Adaptação: Adriana Falcão e Eduardo Rios 

Direção e Roteiro: Duda Maia

Elenco: Carol Futuro e Pablo Áscoli 

Diretor Assistente: Fábio Enriquez

Direção musical e trilha original: Ricco Viana 

 

Cenário: João Modé

Iluminação: Renato Machado 

Figurino: Flávio Souza

Coreografia Aérea: Leonardo Senna

Direção de Produção: Bruno Mariozz

Produção: Palavra Z Produções Culturais

Idealização: Camaleão Produções Culturais

ADRIANA FALCÃO - TEXTO/ADAPTAÇÃO

Escritora premiada de peças de teatro, crônicas e livros para crianças, jovens e adultos. Mas também encanta o  público com seu talento nos roteiros que cria para programas de TV (A Comédia da Vida Privada, A Grande  Família, As Brasileiras, Louco por  Elas); para o cinema (O Auto da  Compadecida, A Máquina, O Ano em  que Meus Pais Saíram de Férias, Fica Comigo Essa Noite, Mulher Invisível, Eu e o meu Guarda-Chuva, Se eu Fosse Você 1 e 2) e no Teatro (A Vida em Rosa, Tarja Preta e Mania de Explicação, Ideia Fixa).

DUDA MAIA - DIREÇÃO

Formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Trabalhou como diretora de movimento com os diretores como: André Paes Leme, João Falcão, Daniel Herz, Aderbal Freire-Filho, Guel Arraes (nos filmes, Lisbela e o Prisioneiro e Romance), João das Neves, Paulo de Moraes e Ivan Sugahara. Em 2012 assinou a direção do espetáculo infantil Uma Peça Como Eu Gosto, da Cia. Histórias Pra Boi Dormir juntamente com Lucio Mauro Filho, com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil 2012. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan Sugahara, trabalho que recebeu a indicação de Melhor Direção de Movimento na categoria especial do Prêmio Cesgranrio 2014. É diretora do espetáculo AUÊ, do grupo teatral “Barca dos Corações Partidos” com direção de produção da Sarau Agência de Cultura, sucesso de público e crítica. Duda Maia está indicada pelo Prêmio Cesgranrio 2016, em Melhor direção com espetáculo “Auê”. O espetáculo concorre também como Melhor Direção Musical, Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Elenco na categoria especial. Pelo Prêmio Shell, que além de direção concorre como Melhor Direção Musical e Melhor Iluminação. E em várias categorias no Prêmio Botequim Cultural, incluindo Melhor Direção.

CAROL FUTURO - ATRIZ

Formada em Artes Cênicas pela UniRio, Carol estudou canto com Mirna Rubim, balé, sapateado e tecido acrobático. Atuou em peças e musicais comoMorte e Vida Severina (2001), com direção de Luiz Fernando Lobo; Elis, estrela do Brasil (2002), dirigido por Diogo Vilela; A ver estrelas (2008) e Gonzagão – A Lenda (2014), ambos com direção de João Falcão; Ou Tudo Ou Nada, direção de Tadeu Aguiar, entre outros. Carol também é preparadora vocal, participando de espetáculos como Havana Café (2007), dirigido por Luiz Fernando Lobo; A ver estrelas (2008), Eu te amo mesmo assim (2010/11) e Gonzagão – A Lenda (2013), todos de João Falcão; Tim Maia – Vale Tudo, o musical (2012), com direção de João Fonseca, e Clementina, cadê você? (2013 a 2016), com direção de Duda Maia, entre diversos outros. Participou ainda da trilha de espetáculos teatrais, CDs, comerciais e programas de TV. Atuou em peças infantis de Karen Accioly, como Sinfonieta Braguinha (2000), em várias capitais brasileiras e na França, em 2005, Viva o Zé Pereira (1999), Tuhu, o menino Villa-Lobos (1997), Arca no Zôo (1994), para citar algumas. Atualmente está na 7ª temporada da série Detetives do Prédio Azul, no Canal Gloob, com direção de André Pellenz e produção da Conspiração.

 

PABLO ÀSCOLI - ATOR

Ator, cantor, é formado pela Escola de Artes Dramáticas da UniverCidade. Estudou canto com os professores, Amélia Gumes e Maurício Moço. Seu trabalho de dança se deu início em 1996 junto ao GRN (Grupo de Rua de Niterói) sob a direção de Bruno Beltrão e Rodrigo Bernardi, onde permaneceu por 3 anos. Entre trabalhos recentes estão O Beijo no Asfalto, o musical (2015/2016), direção de João Fonseca; Elis, a musical (2014/15/16), direção de Dennis Carvalho; Mania de Explicação (2014), direção de Gabriel Villela; Tim Maia – Vale Tudo (2011/12/13), direção de João Fonseca; O Soldadinho e a Bailarina (2010), direção de Gabriel Villela; Saltimbancos (2009/2010), direção de Cacá Mourthé; Contarolando (2009), direção de Frederico Reder; Sítio do Pica-Pau Amarelo (2009), direção de Roberto Talma; Sessão da tarde (2008), direção de Flávio Marinho; Contos e Cantigas Populares (2007), direção Marcelo Mello, Agnes Moço e Duda Maia; Confabulando (2004/2005), direção de André Paes Leme.

GALERIA DE FOTOS

Créditos: Guga Melgar

VÍDEOS TEASER DO ESPETÁCULO

Créditos: Rai Junior

IMPRENSA

Release

Clipping

TÉCNICA

Rider de Luz e Som

Cenário

Mapa de cenário e luz

Copyright © 2018 Palavra Z Produções Culturais. Todos os direitos reservados
A Gaiola